Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
- Alexsandro Menezes da Silva
- 25 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Semana do Livro e da Biblioteca é celebrada em todo o País com diversos encontros e mobilizações que abordam os aspectos da leitura.

Você sabia que entre os dias 23 e 29 de outubro de todos os anos é comemorada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, sendo o dia 29 separado como o Dia Nacional do Livro?
A data remete a fundação da Biblioteca Nacional do Livro no Rio de Janeiro em 29 de outubro de 1810 com acervo trazido pela coroa portuguesa e composto também por mapas, moedas, manuscritos, além de livros, é claro.
Através do Decreto n° 84.631, de 09 de abril de 1980, o Presidente General João Figueiredo institui a semana de comemorações em todo o território nacional, as comemorações deveriam ser encabeçadas à época pelo Instituto Nacional do Livro (INL), órgão público criado na década de 1930 pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas, para a organização dasa atividades o INL teria a Colaboração da Federação Brasileira de Associações Bibliotecárias (FEBAB) e demais entidades e expressões da vida nacional, vinculadas ao livro e às bibliotecas. Atualmente a organização destas comemorações estão a cargo da Fundação Biblioteca Nacional.
E você Professor, Bibliotecário, Livreiro, profissional da Leitura em Geral o que anda fazendo para divulgar e celebrar estas tão importante datas com o seu público? Se anda sem idéia segue uma lista com 4 ideias para mobilizar a galera e divulgar o acesso a informação e a leitura.
1. Sarau Literário

Os saraus Literários chegaram ao Brasil com a família real Portuguesa que desembarcou no Brasil em 1808, naquela época restrita à corte do País logo se espalhou pelas fazendas de São Paulo e posteriormente à toda a população do Brasil, você pode incrementar seu sarau com apresentações de música, poesias, crônicas entre outras manifestações artísticas.
2. Clube do Livro

Clubes de Leitura são boas alternativas para reunir pessoas com preferências em comum, você pode incrementar as reuniões abordando pontos centrais do livro em questão, relacionando com a sociedade atual.
3. Hora do Conto

Histórias transmitem valores e podem dar “vida” ao acervo, mexem com a imaginação e podem ser excepcionais ferramentas para incentivar a leitura, deixe a imaginação fluir, se fantasie de personagens da história e interaja com se público.
4. Debates

Debates auxiliam no desenvolvimento do senso crítico, formulam relações e transcendem a “razoalidade” dos assuntos, se seu público é adolescente busque por a mesa temas atuais ou polêmicos, é importante sempre dar a palavra todos os lados do assunto, caso contrário não será um debate.